Imóveis compactos e versáteis viram tendência após pandemia

O setor da construção civil continua aquecido mesmo após a pandemia. Com isso, as construtoras da região buscam explorar várias tendências que agradem aos novos compradores.

Uma das mais procuradas ultimamente está relacionada a imóveis compactos, porém com uma maior praticidade para integrar os cômodos. Segundo a arquiteta Fernanda Trindade, essa escolha ocorre porque as pessoas desejam um espaço maior para receber visitas em casa.
A integração de ambientes, para criar um espaço maior e mais versátil, tem sido muito procurada. Isso também resulta em uma mudança na disposição dos móveis no apartamento, gerando mais demanda por peças retráteis, conta ela.

De acordo com a arquiteta, muitas dessas integrações envolvem a varanda. Para Fernanda, isso se deve ao fato de as pessoas desejarem estar mais conectadas à natureza e à cidade, mesmo morando em uma construção vertical.

O arquiteto Felipe Torelli concorda com a colega de profissão e destaca a exigência por espaços focados no bem-estar, como espaços verdes, áreas para leitura, meditação e outras atividades que promovam a saúde mental, nesses novos empreendimentos.

Por outro lado, o profissional também menciona a automação residencial, tema que vem ganhando cada vez mais força no mercado. “Acredito que apartamentos com essa tecnologia possam aparecer com mais frequência nos próximos anos. Vamos ver”, diz ele.
Um dos atributos mais procurados em relação à casa inteligente é a iluminação, segundo Torelli, visto que a luz pode se encaixar até na busca por um ambiente mais “natural”.

Summit da Construção Para conhecer mais sobre esse setor tão importante na Baixada Santista, o Grupo Tribuna realizou o Summit da Construção no dia 4 de julho. O evento contou com painéis e palestras apresentados por convidados para discutir diversos assuntos relacionados à construção civil.

A cobertura completa poderá ser acompanhada no especial do G1 Santos e região, nos telejornais da TV Tribuna e também nos cadernos especiais do jornal impresso, que estarão disponíveis nas bancas entre os meses de julho e agosto.