Sustentabilidade ganha força em construções na Baixada Santista

A sustentabilidade está se fortalecendo cada vez mais em diversos aspectos da nossa sociedade. Ter processos que não prejudiquem o meio ambiente tornou-se uma prática exigida também pelas construtoras.
É importante ressaltar que esse tema não deve estar presente apenas na entrega do imóvel, mas durante toda a fase de construção dos edifícios. Esse planejamento mais sustentável pode acarretar custos mais altos para as empresas, porém, em contrapartida, traz benefícios futuros.

Na Baixada Santista, uma das construtoras engajadas nesse assunto é a Miramar. Em nota, a empresa destaca seu envolvimento direto em ações que contribuam para essa demanda. A construtora Miramar trabalha com responsabilidade ambiental, buscando causar o menor impacto possível no entorno de seus empreendimentos e implementando elementos que proporcionam beleza e segurança, conforme comunicado.

Uma das práticas mencionadas por eles é o controle do fluxo de água de todas as torneiras dos sanitários nas áreas comuns.
A Associação Empresários Construção Civil da Baixada Santista (ASSECOB) é uma entidade que busca promover a sustentabilidade nas obras e mantém contato direto com as empresas da região. “Sempre buscamos abordar esses assuntos e trazer especialistas para debater”, afirma Mateus Muniz Elias Teixeira, vice-presidente da entidade.

Segundo a associação, o custo para as construtoras pode aumentar, mas é um investimento válido que se compensa devido ao melhor desempenho da obra. Para Mateus Muniz, a Baixada Santista tem sido um exemplo de práticas sustentáveis há um bom tempo.